Expectativas positivas se confirmaram e retomada entusiasma empresários do setor de turismo
A expectativa de uma temporada de reaquecimento das atividades turísticas em Joinville e litoral norte de Santa Catarina, começou a se desenhar a partir de setembro do ano passado, e se confirmou desde as festas de fim de ano, mantendo-se ao longo deste mês de janeiro.
O avanço da vacinação contra a Covid-19 e o calor que vem marcando este verão, são fatores que contribuem para a alta do movimento em hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos e serviços da cadeia turística.
De acordo com a empresária Ana Luiza Wetzel, diretora do Hotel Tannenhof e presidente do VivaBem – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, depois de quase dois anos de dificuldades extremas, as empresas do setor comemoram os resultados que já se equiparam ao período pré pandemia.
“Mesmo ainda recuperando os prejuízos sofridos desde o início da pandemia, voltamos a vislumbrar um cenário positivo, impulsionado, principalmente, pelo crescimento do turismo interno. Nossa região é um dos destinos mais procurados no Sul do país e estamos prontos para receber nossos visitantes com qualidade, hospitalidade e tarifas atrativas”, afirma a presidente.
No Hotel Tannenhof, em Joinville, a ocupação média, desde o final de 2021, está em torno de 60%, com permanência mínima variando entre duas e três diárias. Entre os hóspedes, 80% são famílias que viajam de carro e que estão aproveitando as férias para conhecer a cidade e seus atrativos.
“Nossos hóspedes estão visitando os pontos turísticos, curtindo o turismo rural e a gastronomia de Joinville. O site Cidade de Joinville (www.visitejoinville.com.br), que reúne informações sobre o que fazer na cidade, tem sido um bom canal de informações para os visitantes que relatam estar satisfeitos com as opções oferecidas”, relata Ana Luiza.
O bom desempenho também é compartilhado pelo setor gastronômico de Joinville. No bairro Espinheiros, ícone da área náutica de Joinville e polo da culinária especializada em peixes e frutos do mar, turistas de diversos estados brasileiros contemplam a beleza da Baía da Babitonga e movimentam os restaurantes.
No Restaurante do Paulinho, um dos mais tradicionais do local, o movimento em dezembro do ano passado foi 45% superior ao registrado no mesmo período, em 2020. Já na comparação entre os últimos meses do ano passado, em dezembro o faturamento foi 25% maior do que o de novembro.
“Para nós, essa é a época de maior movimento. Atendemos muitos turistas, sendo que a maioria está hospedada em Joinville, mas também há uma quantidade significativa de turistas de passagem. Atendemos muitos clientes vindos dos estados do Paraná e Sáo Paulo”, conta Anderson Muller, sócio do Restaurante do Paulinho.
Litoral quente
Procuradas por turistas de todo o Brasil, as praias do litoral norte catarinense comemoram o verão de altas temperaturas e público crescente.
No Imperador Turismo Hotel, em Piçarras, a retomada em ritmo acelerado acontece desde o último mês de setembro, sendo que as taxas de ocupação registradas nos meses de novembro e dezembro, superaram períodos pré pandemia.
Já neste mês de janeiro, a ocupação foi 40% superior à registrada no mesmo mês, em 2021.
Segundo a diretora do hotel, Susan Corrêa, os resultados merecem comemoração: “Estávamos aguardando a retomada há dois anos. E, mesmo com certa preocupação pelo crescimento do número de casos de Covid-19, estamos felizes e otimistas para 2022”.
Para evitar novas baixas, além dos cuidados sanitários para garantir a segurança e evitar a propagação do coronavírus, o Imperador Turismo Hotel vem investindo nas negociações com seus clientes: “Estamos contornando possíveis cancelamentos de reservas adiando as hospedagens”, explica Susan.
As boas expectativas para a temporada também se confirmaram no Vila Olaria Hotel, em Penha, conforme conta a gerente Caroline Santiago: “Tivemos um mês de dezembro bom, com taxa de ocupação de 79%, praticamente a mesma sem pandemia. Agora em janeiro, estamos com 77% de ocupação e acreditamos alcançar 80%”.
Em relação aos locais de procedência, o hotel recebeu hóspedes dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A período médio de permanência registrado é de 2,6 dias.